Percepção dos produtores de cacau do Sul da Bahia sobre as políticas púlicas para a cacauicultura

Synthya Torquato dos Reis, Naisy Silva Soares, Lyvia Julienne Sousa Rego, Aniram Lins Cavalcante, Geovânia Silva de Sousa

Resumen


O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos produtores de cacau do Sul da Bahia sobre as políticas púlicas para a cacauicultura. Especificamente, analisou-se o perfil dos produtores e das propriedades de cacau do Sul da Bahia, a assistência técnica recebida e as linhas de crédito utilizadas. Os dados são primários e coletados por meio de questionário aplicado a produtores de cacau do Sul da Bahia. Verificou-se que a maioria dos entrevistados não utilizaram linhas de crédito para financiar a produção; as políticas públicas poderiam contribuir com a atividade cacaueira; a principal política pública voltada para o a atividade cacaueira nas pequenas propriedades no Sul da Bahia é a agricultura familiar, segundo os entrevistados. Constatou-se que a associação rural, Ibama, universidades e cooperativa de produtores foram os órgãos mais citados pelos entrevistados para o desenvolvimento da cacauicultura nas pequenas propriedades no Sul da Bahia.

Palabras clave


financiamento. produção agrícola; Cacau; desenvolvimento rural.

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


ALMEIDA, G. W. Gênese da economia cacaueira e da firma Wildberg. Revista Brasileira de Administração Política, v. 5, n. 1, p. 49, 2012.

BRASIL. Lei 8729/93 | Lei nº 8.729, de 10 de novembro de 1993. Dispõe sobre a transformação de cargos no Quadro Permanente de Pessoal da Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, e dá outras providências. Disponível em: < https://presrepublica.jusbrasil.com.br>. Acesso em: maio 2019.

CEPLAC. A CEPLAC e o futuro das regiões cacaueiras do Brasil. Brasília: CEPLAC, 1987.

COSTA, F. M. Políticas Públicas e Atores Sociais na Evolução da Cacauicultura Baiana. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1 p., 2002.

ROCHA, L. B. A região cacaueira da Bahia – dos coronéis à vassoura-de-bruxa: saga, percepção, representação. Ilhéus: Editus, 2008.




DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v12i1.7683

ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia