As políticas públicas de educação do campo no Brasil e o espaço nelas reservado à pedagogia da alternância das maisons familiales rurales
Resumen
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
AGAMBEN, Giorgio. (2017), Estado de exceção. Tradução de Iraci D. Poleti. 4 ed. São Paulo: Boitempo.
BAUMAN, Zigmund; DONSKIS, Leonidas. (2019) Mal líquido: vivendo em um mundo sem alternativas. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1 ed. Rio de Janeiro: Zahar.
BITENCOURT, Caroline Müller. (2013), Controle jurisdicional de políticas públicas. Porto Alegre: Núria Fabris.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República – Casa Civil. Disponível em: . Acesso em 1 set. 2021.
______. Ministério da Educação. Estudo sobre o custo aluno das Escolas do Campo com a Pedagogia por alternância no Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), Departamento de Educação para a Cidadania, Diversidade e inclusão, 2018.
______. Ministério da Educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 1 set. 2021.
_______. Ministério da Educação. Parecer Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica nº 01/2006. Proposta de aceitação da conta de dias letivos através da Pedagogia da Alternância nos CEFFAs. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb001_06.pdf Acesso em 1 set. 2021.
______¬_. Ministério da Educação. Proposta do Conselho Nacional de Educação de regulamentação de Pedagogia da Alternância. 2020a. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2020-pdf/146891-texto-referencia-pedagogia-da-alternancia/file Acesso em 1 set. 2021.
_______. Ministério da Educação. Decreto 7.352 de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Educação no Campo. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_decreto_presidencial_7.352_de_4_de_novembro_de_2010.pdf Acesso em 1 set. 2021.
______¬¬¬_. Ministério da Educação. Lei 11.494 de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm Acesso em 1 set 2021.
______¬_. Ministério da Educação. Lei 14.113 de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.113-de-25-de-dezembro-de-2020-296390151 Acesso em 1 set 2021.
CALDART, Roseli Salete. (2012), “Educação do campo”, in: Caldart, Roseli Salete et al (Orgs.), Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
CASARA, Ruben R.R. (2017), Estado Democrático de Direito ao Estado Pós-Democrático: neobscurantismo e gestão dos indesejáveis. São Paulo.
CASTELLS, Manuel. (2018), Ruptura: a crise da democracia liberal. Tradutor: Joana Angélica D’Avila. Rio de Janeiro: Zahar.
COSTA, João Paulo Reis. (2012), Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma contribuição ao desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo a partir da Pedagogia da Alternância. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Universidade de Santa Cruz do Sul.
DUNKER, Cristian. (2017), “A subjetividade em tempos de pós-verdade”, in DUNKER et all (Orgs), Ética e pós-verdade. Porto Alegre: Dublinense.
FOURDRIGNIER, Marc. “Alternance et professionnalisation: le cas des métiers du social”. Marché et organisations [online]. 2007, vol. 3 nº 5 [3 jun 2021] pp 79-100. Disponível em https://www.cairn.info/revue-marche-et-organisations-2007-3-page-79.htm.
GIDDENS, Antony. (1991), As consequências da modernidade. Tradução de Raul Fiker. São Paulo: Unesp.
GIMONET, Jean-Claude. (2007), Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry de Burghgrave. Petropolis: Vozes, Paris: AIMFR – Associação Internacional dos Movimentos Familiares de Formação Rural.
GRANEREAU, Abbé. (2020), O livro de Lauzun: onde começou a Pedagogia da Alternância. Tradução de João Mânfio, José Eustáquio Romão, Ático Fassini, Thierry De Burghgrave. Fortaleza: Edições UFC.
GUILLAUMIN, Catherine. “La pedagogie de l’alternance en tant que strategie de formation professionelle en France etat des lieux et questionnements”. Humanidades e Inovação [online]. 2020, vol.7, n.12 [3 jun 2021]. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3078.
HACHEM, Daniel Wunder. (2014), Tutela administrativa efetiva dos direitos fundamentais sociais. Curitiba, PR. Tese. (Doutorado em Direito) Universidade Federal do Paraná.
HARARI, Yuval. (2018), Sapiens: uma breve história da humanidade. Tradução de Janaína Marcoantonio. 38 ed. Porto Alegre, L&PM.
MAUBANT, Philippe; ROGER, Lucie. “Lecture pédagogique de l’alternance en éducation et en formation à la lumière des idées de John Dewey”. Questions Vives [En ligne]. 2017, n° 27 [4 jun 2021]. Disponível em: http://journals.openedition.org/questionsvives/2090.
MULLER, Pierre; SUREL, Yves. (2002), A análise das políticas públicas. Pelotas: Educat.
NOSELLA, Paolo. (2012), Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012.
PINHEIRO-MACHADO, Rosana; SCALCO, Lucia Mury. (2018), “Da esperança ao ódio: a juventude periférica bolsonarista”, in GALLEGO, Esther Solano (Org.), O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil [recurso eletrônico]. São Paulo: Boitempo.
RECK, Janriê Rodrigues. (2018), “Observação pragmático-sistêmica das políticas públicas e sua relação com os serviços públicos”, in BITENCOURT, Caroline Müller; RECK, Janriê Rodrigues (Orgs), Políticas públicas e matriz pragmático-sistêmica: os novos caminhos científicos do Direito Administrativo no Brasil. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo.
RECK, Janriê Rodrigues; BITENCOURT, Caroline Müller. “Direito Administrativo e o diagnóstico de seu tempo no Brasil”. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional [online]. 2019, ano 19, n. 75 [3 maio 2021], p. 241-264, jan./mar. Disponível em http://www. revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/1075/804.
REINER, Samuel. “L’alternance comme experience: formative, sociale et vitale”. Humanidades e Inovação [online]. 2020, vol.7, n 12, [3 jun 2021], p. 45-52. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/77.
SANTOS, Ramofly Bicalho. “História do campo no Brasil: o protagonismo dos movimentos sociais”. Revista Teias [online]. 2017, vol. 18, n. 51, [18 abr 2021], p. 210-224. Disponível em https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revista teias/article/view/24758. ISSN 1982-0305.
SCHMIDT, João Pedro. (2018) “Políticas públicas: aspectos conceituais, metodológicos e abordagens teóricas”. Revista do Direito, v. 3, n. 56, p. 119-149, set/dez.
VALIM, Rafael. (2017), Estado de exceção: a Forma Jurídica do neoliberalismo. São Paulo: Contracorrente.
UNEFAB. 1 vídeo (2h:14min). Seminário Nacional da Pedagogia da Alternância das Escolas Família Agrícola. Publicado pelo Canal UNEFAB Brasil. 03 ago 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3DRecDrEhF0&t=5163s. Acesso em 03 ago 2021.
DOI: https://doi.org/10.5102/rbpp.v13i2.8482
ISSN 2179-8338 (impresso) - ISSN 2236-1677 (on-line)