Consciência ambiental: informação e ação - doi: 10.5102/uc.v7i1.1033
Resumo
Tema presente nas agendas governamentais e empresariais contemporâneas, o comprometimento do atual modelo de consumo e descartabilidade exige urgente mudança de hábitos e atitudes que favoreçam a capacidade de regeneração do Planeta Terra. É certo que o acesso à informação, principalmente nas camadas sociais mais elevadas, despontou nos últimos tempos, principalmente em função do amplo mundo web. Entretanto deve-se compreender se a informação de fato leva à mudança de comportamento. O objeto de estudo desta pesquisa é a análise do grau de comprometimento do cidadão com o meio ambiente, a partir do acesso à informação e se o conhecimento é suficiente para provocar uma mudança de comportamento da sociedade. O estudo investiga o poder da imprensa, entendida como o resultado do trabalho de jornalistas nas diversas mídias e no setor público, de influir na formação de uma consciência coletiva e individual. Trata também de como o gestor de comunicação pode induzir mudanças desejáveis na sociedade. Para tanto, foi necessário levar em conta o desenvolvimento dos meios e das formas de comunicação, com destaque para o surgimento e o rápido desenvolvimento da informática. Os vínculos da informática com a comunicação social geraram um novo modelo de relacionamento interpessoal e intersocial. Esse fenômeno pode contemplar um forte elemento de credibilidade, se adequadamente administrado. Este trabalho foi desenvolvido sobre referencial teórico e dados coletados em pesquisa de opinião qualitativa. No que se refere a mudanças em prol do desenvolvimento sustentável ainda há muito por fazer. A imprensa, porém, pode vir a se tornar um instrumento eficiente e eficaz de mobilização social.
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