A influência do contexto político-econômico na propaganda impressa brasileira dos anos 50 aos anos 90: um olhar semiótico. doi: 10.5102/uc.v7i1.1105

Barbara Fernandes Raposo Vieira, Úrsula Betina Diesel

Resumo


Este estudo tem como finalidade identificar a influência do contexto político-econômico nas propagandas impressas brasileiras dos anos 50 aos anos 90. Para isso foram feitas análises de três ou quatro anúncios de cada década pertencentes a segmentos diferentes de mercado. Relata-se um histórico sincrônico da propaganda e da história brasileira a partir dos anos 50 até o final do século XX, expondo os principais acontecimentos da política, economia e propaganda. Apresenta-se, em uma próxima etapa, a metodologia em que se baseou as análises, como a semiótica via o “modelo” de Martine Joly. Espera-se que este estudo revele a importância do contexto político-econômico na propaganda brasileira.

Palavras-chave


Propaganda - Brasil; História - Brasil; Semiótica.

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DOI: https://doi.org/10.5102/uc.v7i1.1105

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ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

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