O comportamento do consumidor contemporâneo frente à sustentabilidade - DOI:10.5102/uc.v8i1.1278
Resumo
A sociedade está cada dia mais conhecedora dos impactos ambientais causados
pela ação do ser humano no planeta Terra. Entretanto, parece ainda estar imobilizada
quanto à real mudança de comportamento que prioriza consumir de forma
consciente e optar por produtos e marcas de menor impacto social e ambiental. Algumas
marcas iniciam a inclusão de valores de responsabilidade ambiental à cultura
organizacional. Mas, muitas vezes, por deficiências na comunicação organizacional,
tais aspectos passam despercebidos pelos consumidores dificultando, assim, a escolha
na hora da compra. Por meio de busca bibliográfica, seguida de pesquisa de
opinião junto a consumidores pertencentes às classes A e B, entre 25 e 45 anos, buscou-
se levantar o grau de envolvimento do público frente às ações de preservação
do meio ambiente, no momento do consumo. Buscou-se também compreender se
empresas divulgam diferenciais ecoeficientes de seus produtos ou marcas, ao ponto
de sensibilizar o consumidor para a preferência de compra. Percebe-se, neste estudo,
que a comunicação para a sustentabilidade e o marketing verde podem vir a ser importantes
instrumentos de modificação do atual formato de produção e consumo.
pela ação do ser humano no planeta Terra. Entretanto, parece ainda estar imobilizada
quanto à real mudança de comportamento que prioriza consumir de forma
consciente e optar por produtos e marcas de menor impacto social e ambiental. Algumas
marcas iniciam a inclusão de valores de responsabilidade ambiental à cultura
organizacional. Mas, muitas vezes, por deficiências na comunicação organizacional,
tais aspectos passam despercebidos pelos consumidores dificultando, assim, a escolha
na hora da compra. Por meio de busca bibliográfica, seguida de pesquisa de
opinião junto a consumidores pertencentes às classes A e B, entre 25 e 45 anos, buscou-
se levantar o grau de envolvimento do público frente às ações de preservação
do meio ambiente, no momento do consumo. Buscou-se também compreender se
empresas divulgam diferenciais ecoeficientes de seus produtos ou marcas, ao ponto
de sensibilizar o consumidor para a preferência de compra. Percebe-se, neste estudo,
que a comunicação para a sustentabilidade e o marketing verde podem vir a ser importantes
instrumentos de modificação do atual formato de produção e consumo.
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Texto CompletoDOI: https://doi.org/10.5102/uc.v8i1.1278
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