A ecoeficiencia em relação aos atributos socioambientais comunicados nas embalagens de produtos - DOI: 10.5102/uc.v10i2.2283
Resumo
A escassez dos recursos naturais está evoluindo consideravelmente nas últimas décadas. Essas mudanças estão ocorrendo como resultado das atividades antrópicas. Entretanto, começaram a surgir novos paradigmas em relação às questões ambientais, e a sociedade desempenha papel relevante nessas mudanças. Há consumidores que estão em busca de produtos ambientalmente corretos e por instituições que têm ações voltadas à preservação do planeta. As empresas por sua vez, estão utilizando os meios de comunicação e marketing para atender a essas necessidades. Dentro deste contexto, a embalagem é importante ferramenta, pois é uma forma de se comunicar com o consumidor no momento da compra. Desse modo, este estudo buscou analisar como as empresas comunicam a ecoeficiência de seus produtos através das embalagens. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo observacional em supermercados e também bibliográfica. Os resultados apontam que a comunicação socioambiental por meio de embalagens pode ser um diferencial para agrega valor à marca e influenciar positivamente a consciência ambiental.
Palavras-chave
Marketing Verde. Embalagem. Comunicação Socioambiental. Selo verde. Meio Ambiente.
Texto completo:
Texto completoDOI: https://doi.org/10.5102/uc.v10i2.2283
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br