Barroco: o grande dispositivo comunicacional na formação da identidade brasileira

Déia Francischetti, Gustavo de Castro e Silva

Resumo


O artigo discute o papel do Barroco enquanto arte, conceito e dispositivo comunicacional. Nesse sentido, a arte barroca foi utilizada, principalmente no Brasil, como elemento estratégico e de subjetivação para atender aos objetivos colonizadores europeus, tendo como referência a experiência promovida pela igreja católica durante a Contrarreforma. A expressão barroca, tão comum na arquitetura, na literatura e nas artes em geral no Brasil, ganhou uma dimensão especial na construção de uma identidade cultural do povo brasileiro.

Palavras-chave


Comunicação, Arte, Dispositivo Comunicacional

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/uc.v11i1.2595

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2175-7461 (impresso) - ISSN 2179-488X (on-line) - e-mail: joana.bicalho@uniceub.br

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia