Gestão estratégica do endomarketing: um estudo de caso de geração de vantagem competitiva em academias esportivas
Resumo
Esta pesquisa monográfica investigou, por método exploratório, se duas academias esportivas localizadas no Distrito Federal utilizam o Endomarketing como estratégia para gerar vantagem competitiva no mercado. Desde a antiguidade, a sociedade persegue o ideal de perfeição do corpo humano e a beleza, bem como o bem-estar e a saúde. Do surgimento das primeiras academias esportivas até os modelos atuais de grandes franquias dedicadas a este segmento, a demanda por seus serviços ainda aumenta. O Brasil ocupa segundo lugar em crescimento do segmento de academias esportivas no mundo. Por outro lado, esse tipo de empresa apresenta indicadores de gestão de pessoas, de marketing e de comunicação ineficientes e/ou ineficazes. Como resultado da pesquisa, identificou-se que as academias estudadas desconhecem o Endomarketing, pois não o praticam de forma sistemática e não exploram adequadamente suas ferramentas. Foi definido o nível de endomarketing em que elas se encontram, bem como sugeridas diretrizes para um futuro e possível Programa de Endomarketing.
Palavras-chave
Endomarketing; Marketing Interno; Pesquisa de Clima Organizacional; Academia Esportiva; Academia de Ginástica; Fitness.
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Texto completoDOI: https://doi.org/10.5102/uc.v12i1.3306
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