“Interações sociais no Facebook: um estudo sobre a construção dos processos de capital social”.
Resumo
Este estudo teve por objetivo geral analisar a formação de capital social do tipo bridging, dentro e fora da rede Facebook. Trata-se de uma pesquisa de campo, do tipo quantitativa e de caráter exploratório. Participaram do estudo 220 estudantes de um centro universitário do Distrito Federal. Foi usada uma versão traduzida dos questionários “General Bridging Social Capital” e “Facebook Bridging Social Capital”. A análise dos dados foi feita com o Statistical Package for Social Sciences (SPSS), tendo sido realizadas análises descritivas e fatoriais. Os resultados obtidos com a tradução e validação dos questionários para a versão em Português, primeiro objetivo específico da pesquisa, mostraram-se bastante semelhantes aos resultados encontrados na versão original, sinalizando que o instrumento parece adequado para se investigar as relações que ocorrem na formação de capital social do tipo bridging dentro e fora do Facebook. O resultado encontrado nas comparações, segundo objetivo específico da pesquisa, evidenciou que na amostra empregada a criação do capital social do tipo bridging não é fortemente afetada pela utilização da rede Facebook, uma vez que não houve diferenças significativas quando comparando a criação desse tipo de capital social dentro e fora do Facebook.
Palavras-chave
capital social; redes sociais; Facebook
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Texto completoDOI: https://doi.org/10.5102/uc.v12i1.3335
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