A importância da educação física como forma inclusiva numa perspectiva docente

Fabiane Matos Lara, Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto

Résumé


A presente pesquisa teve como objetivo de estudo investigar de que forma a Educação Física contribui para o desenvolvimento inclusivo dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, junto a dez professores de Educação Física de uma escola pública do Distrito Federal. Utilizou-se como recurso um questionário com perguntas fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa Word e Excel 2010. Verificou-se que 50% dos professores consideram a inclusão uma forma gradativa respeitando a capacidade, especificidades e o processo de aprendizagem e 20% apontam como dificuldade a falta de material, monitores e falta de espaço físico. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.

Mots-clés


Inclusão. Educação Física. Contexto escolar. Visão dos docentes.



DOI: https://doi.org/10.5102/ucs.v15i1.4293

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ISSN 1678-5398 (impresso) - ISSN 1981-9730 (on-line) - e-mail: universitas.saude@uniceub.br

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