A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ilma Passos Alencastro Veiga, Edileuza Fernandes da Silva, Odiva Silva Xavier, Rosana César de Arruda Fernandes

Resumo


RESUMO: Esta pesquisa objetiva investigar o papel da Didática na formação do professor para a educação básica. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e observação de aulas. Os resultados parciais apontam a necessidade de reflexão em relação às propostas didáticas observadas, tais como: transcender o sentido puramente técnico e visar a competências profissionais complexas, como a habilidade investigativa sobre a prática; tomar a escola como espaço por excelência de formação de professores; reestruturar o conteúdo da Didática como síntese dos fundamentos da prática pedagógica; repensar a formação do professor de Didática.

PALAVRAS-CHAVE: Didática. Formação de professor. Prática pedagógica.

Palavras-chave


Didática. Formação de professor. Prática pedagógica.

Texto completo:

Texto completo


ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia