Gestão de Instituições de Ensino: o ensino superior privado e os novos parâmetros de perenidade - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2647
Resumo
As mudanças socioambientais ocorridas na contemporaneidade acabaram por infligir às Instituições de Ensino Superior (IES) privadas transformações profundas em suas estratégias de ação. Mudanças políticas, econômicas e culturais, tecnologia, mercados competitivos e predatórios, corpo discente heterogêneo e com expectativas elevadas, preocupações relacionadas à qualidade do ensino, custos operacionais e inadimplência são alguns dos quesitos que o gestor educacional deve tratar para manter a instituição funcionando. Todavia, muitos gestores, e, consequentemente, muitas IES, não se adaptaram a essa realidade e se deixaram abater pelas mudanças que ocorreram. Vários indicadores preconizam que o fim último dessas instituições será o colapso de sua estrutura. Baseando-se nestas questões, o presente ensaio tem como objetivo fomentar a reflexão sobre os novos paradigmas que se apresentam para o ensino superior privado e a necessidade da profissionalização dos processos administrativos frente às novas demandas do mercado.
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