Gestão de Instituições de Ensino: o ensino superior privado e os novos parâmetros de perenidade - doi: 10.5102/un.gti.v3i2.2647

Leonardo Humberto Soares

Resumo


As mudanças socioambientais ocorridas na contemporaneidade acabaram por infligir às Instituições de Ensino Superior (IES) privadas transformações profundas em suas estratégias de ação. Mudanças políticas, econômicas e culturais, tecnologia, mercados competitivos e predatórios, corpo discente heterogêneo e com expectativas elevadas, preocupações relacionadas à qualidade do ensino, custos operacionais e inadimplência são alguns dos quesitos que o gestor educacional deve tratar para manter a instituição funcionando. Todavia, muitos gestores, e, consequentemente, muitas IES, não se adaptaram a essa realidade e se deixaram abater pelas mudanças que ocorreram. Vários indicadores preconizam que o fim último dessas instituições será o colapso de sua estrutura. Baseando-se nestas questões, o presente ensaio tem como objetivo fomentar a reflexão sobre os novos paradigmas que se apresentam para o ensino superior privado e a necessidade da profissionalização dos processos administrativos frente às novas demandas do mercado.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v3i2.2647

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ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br

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