Análise do ciclo de vida organizacional: estudo em empresas familiares no Distrito Federal - DOI: 10.5102/un.gti.v5i2.3552
Resumo
O presente artigo aborda os temas diagnóstico estratégico e ciclo de vida organizacional. O construto objetivou identificar a fase do ciclo vital organizacional de três empresas familiares no DF a fim de elaborar um diagnóstico estratégico.O contexto de pesquisa, portanto, são empresas familiares, ou seja, com um ou mais membros de uma mesma família em sua constituição societária. Como insumo teórico foram utilizadas as teorias sobre ciclo de vida organizacional de Adizes (2004), as definições de empresa familiar (Lodi, 1998; Oliveira, 1999). Trata-se de um estudo de caso descritivo, elaborado através de uma abordagem qualitativa. Os dados obtidos através de entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas, objetivaram elencar algumas características das empresas e classifica-las quanto a fase do ciclo vital organizacional, segundo modelo de Adizes. Dessa classificação se permite ampliar as informações do diagnóstico estratégico que são importantes para as organizações no norteamento a tomada de decisão e a definição de estratégias atuais e futuras que as torne perenes em seu mercado de atuação. Observou-se que as empresas estudadas estão nas fases de crescimento, em alguns casos, torna-se perceptível a transição entre duas fases, por exemplo, da adolescência para a plenitude.
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