A INOVAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM RESTAURANTES TEMÁTICOS DE BRASÍLIA
Resumo
Este artigo procurou investigar a relação entre a inovação existente em três restaurantes em Brasília e a vantagem competitiva conquistada a partir desta inovação sob a óptica da Visão Baseada em Recursos. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura sobre Visão Baseada em Recursos, gestão da inovação e inovação em serviços. Para a pesquisa prática, realizou-se um estudo de múltiplos casos em três restaurantes de Brasília utilizando-se a técnica de entrevista em profundidade e observação. A observação foi registrada por meio de fotografia e diário. As empresas tiveram resultados bem próximos. Os proprietários não dão ênfase à questão da concorrência e a administração do negócio ainda é insipiente. Como recursos raros, valiosos, não imitáveis e não substituíveis foram citados os recursos mencionados como inovadores, tais como vista panorâmica, culinária diferenciada, matérias-primas únicas e também as combinações e música, o que leva a concluir que as inovações são, para estes restaurantes, uma fonte de vantagem competitiva sustentável, o que explicaria a durabilidade do negócio mesmo com uma administração não profissionalizada e um olhar apenas interno, sem considerar a concorrência. Espera-se com este estudo corroborar as pesquisas de inovação como estratégia sustentável.
Texto completo:
Texto CompletoDOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v7i1.3741
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2179-8311 (impresso) - ISSN 2179-832X (on-line) - e-mail: universitas.gti@uniceub.br