A INOVAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA EM RESTAURANTES TEMÁTICOS DE BRASÍLIA

Luciene Braz Ferreira, Mabel Simone de Araujo Bezerra Guardia, Sergio Ramiro Rivero Guardia

Resumo


Este artigo procurou investigar a relação entre a inovação existente em três restaurantes em Brasília e a vantagem competitiva conquistada a partir desta inovação sob a óptica da Visão Baseada em Recursos. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura sobre Visão Baseada em Recursos, gestão da inovação e inovação em serviços. Para a pesquisa prática, realizou-se um estudo de múltiplos casos em três restaurantes de Brasília utilizando-se a técnica de entrevista em profundidade e observação. A observação foi registrada por meio de fotografia e diário. As empresas tiveram resultados bem próximos. Os proprietários não dão ênfase à questão da concorrência e a administração do negócio ainda é insipiente. Como recursos raros, valiosos, não imitáveis e não substituíveis foram citados os recursos mencionados como inovadores, tais como vista panorâmica, culinária diferenciada, matérias-primas únicas e também as combinações e música, o que leva a concluir que as inovações são, para estes restaurantes, uma fonte de vantagem competitiva sustentável, o que explicaria a durabilidade do negócio mesmo com uma administração não profissionalizada e um olhar apenas interno, sem considerar a concorrência. Espera-se com este estudo corroborar as pesquisas de inovação como estratégia sustentável.

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DOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v7i1.3741

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