ANÁLISE DA CRIATIVIDADE NO CENÁRIO ESCOLAR E SUA EXPRESSÃO EM PRÁTICAS INOVADORAS
Resumo
Esta pesquisa faz parte do campo de estudo da psicologia e teve por objetivo investigar
as características consideradas criativas dos professores que desenvolvem práticas
inovadoras em uma instituição de ensino de nível superior. Esta investigação assumiu
como perspectiva teórica a Teoria da Subjetividade proposta por González Rey, na qual
a pessoa é compreendida como um ser histórico com desenvolvimento social e como
sujeito ativo capaz de promover mudanças no contexto em que atua. A pesquisa foi
desenvolvida a partir da Epistemologia Qualitativa, que por seus princípios
metodológicos permitem a investigação das características do professor no contexto
educacional, construindo indicadores e hipóteses acerca da subjetividade destes
profissionais. Os instrumentos utilizados foram a observação das práticas inovadoras e a
dinâmica conversacional. O modelo teórico se embasou em uma construção hipotética,
na qual consideramos que a atuação pedagógica dos professores se constitui a partir de
dois principais indicadores comuns aos dois participantes da pesquisa, sendo a
versatilidade dos recursos pedagógicos e a postura intencional e deliberada em relação a
sua produção pedagógica em favor do aprendizado dos alunos. Concluímos destacando
a importância dos recursos pedagógicos inovadores, quando são pensados dentro e para
o contexto escolar, a partir de um processo dialógico entre o professor-aluno, momentos
em que ocorrem trocas e negociações que produzem nos envolvidos uma postura
criativa, ativa e reflexiva. Ressaltamos, também, a relevância da emocionalidade no
contexto educacional, a qual não está relacionada com a materialização dos recursos
pedagógicos em si, mas sim com a produção subjetiva do professor
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n1.2015.5415
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