CINEMA DE DENÚNCIA SOCIAL: OLHAR ENVOLVIDO/ OLHAR AFASTADO
Resumo
Esta pesquisa buscou entender e analisar o uso do recurso audiovisual na construção de um documento dentro das narrativas cinematográficas, seu papel como agente construtor da memória e das identidades culturais locais e suas formas de narrar histórias em um tempo sempre presente. Para isso, foram estudadas três obras do cinema nacional: Baixio das Bestas (2007), de Claudio Assis, O Som Ao Redor (2013), de Kleber Mendonça, e Ocupa Brasil (2014), de Daniel A. Rubio; os dois primeiros classificados como ficção, e o último, enquadrado no gênero documentário. A partir desses filmes, o trabalho se desenvolve no sentido de analisar a produção cinematográfica como uma das formas de representação do comportamento dos indivíduos na sociedade brasileira contemporânea, concretamente, em São Paulo e em cidades do Nordeste, como Recife, e as narrativas de denúncia e violência social das regiões retratadas nos filmes. As análises, feitas com base em referenciais teóricos do cinema, permitiram entender que, mesmo dentro do gênero ficcional, o cinema lida diretamente com a construção do sentido da ‘realidade’, e que, nos filmes citados e estudados nesta pesquisa, a produção audiovisual se transformou em um documento de registro das relações e da realidade social brasileira. A literatura como lugar de expressão das manifestações simbólicas na modernidade, também constitui esse espaço de representação de realidade e de conhecimento enquanto ciência. Engels escreve que aprendera mais sobre a sociedade francesa posterior à Revolução Francesa lendo a obra de Honoré de Balzac, do que todos os livros sobre história que escreveram sobre aquele período. Finalmente, com uma reflexão sobre os limites filosóficos e estéticos entre a ficção e o documentário, foi possível estabelecer também algumas diferenças pontuais entre os gêneros, ainda que a aproximação e semelhança entre os dois, tomados como objeto de estudo os filmes já citados, seja uma das questões-chave desta pesquisa
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n2.2016.5544
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