OS LÍDERES DE OPINIÃO E OS NOVOS FLUXOS DE INFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE SOBRE AS FAKE NEWS NO FACEBOOK NO CONTEXTO DA PÓS-VERDADE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender a ação do líder de opinião na nova ambiência mediática e caracterizar o seu papel dentro das redes sociais, mais especificamente do Facebook, enquanto parte dos processos que envolvem diretamente a disseminação de notícias falsas ou fake news e o reforço daquilo que se convencionou chamar de pós-verdade. Uma revisão bibliográfica foi feita acerca dos temas, partindo da primeira noção de liderança de opinião descrita por Lazarsfeld-Berelson-Gaudet, ainda nos estudos originais de 1944, e chegando a uma atualização deste conceito ajustado aos novos fluxos comunicacionais do ciberespaço. Também foram levantados textos que se dedicassem a tentar definir fake news e pós-verdade e suas existências enquanto fenômenos do meio virtual (não excluindo a possibilidade de sua ocorrência também fora desse contexto). Por fim, a partir dos conceitos encontrados, se buscou formular uma noção do que seriam pós-verdade e fake news; quais características específicas teriam os líderes de opinião da rede social Facebook; e como estes estariam ligados à propagação de notícias falsas na internet
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5812
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