A associação do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e o processo de alfabetização em crianças prematuras

Kamila Catta Preta Carneiro de Sousa, Ana Carolina Souza Sisnandode Araujo, Andrea Duarte Nascimento Jácomo

Resumo


As crianças estão em uma evolução constante, marcada por domínios de desenvolvimento de acordo com a idade apresentada. O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) tem se tornado cada vez mais relevante e associado com a prematuridade, podendo refletir em processos de aprendizagem, como a alfabetização. O objetivo deste trabalho é analisar os fatores de risco que influenciam no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e do processo de alfabetização. Metodologia: revisão sistemática com busca de dados entre 2010 e 2020 nas plataformas PubMed, Google acadêmico e Scielo. Discussão e Resultados: nos 41 artigos analisados foi relatado que a prematuridade e o baixo peso são fatores de risco no processo de desenvolvimento neuropsicomotor da criança. Outro aspecto abordado em novos estudos é a correlação entre esse atraso e habilidades linguísticas. Destacou-se a importância do impacto de uma intervenção precoce em atrasos, desde os mais leves aos mais acentuados, visando minimizar ou cessar os danos do ADNPM. Conclusão: a base de dados relacionada a essa temática ainda é pouco explorada, mas é um campo rico para o
desenvolvimento de pesquisa.


Palavras-chave


prematuridade, desenvolvimento neuropsicomotor, alfabetização, atraso, psicomotricidade infantil.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2019.7523

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