Gestão por processos na administração pública brasileira

Lucas Daniel Cunha dos Santos, Igor Guevara Loyola de Souza

Resumo


Ao longo da história da administração pública brasileira, os órgãos públicos passaram por
várias transformações em busca de melhoria de seus processos. Nesta conjuntura,
estabeleceu-se como objetivo de pesquisa, identificar fatores críticos de sucesso ou
insucesso da gestão por processos nos órgãos públicos Federais. Desta forma, foi
desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foram conduzidas
entrevistas semiestruturadas com três servidores públicos de escritórios de processos. A
análise de dados foi realizada por intermédio da análise de conteúdo. Os resultados
mostraram que de fato existem 6 (seis) elementos centrais de sucesso de BPM nas
organizações. No entanto, os respectivos fatores críticos de sucesso se divergem de acordo
com o contexto organizacional. Portanto, não necessariamente, o sucesso do modelo de
BPM em uma organização, será o sucesso em outra, pois deve ser considerado como os
fatores ambientais, internos e externos à organização, impactam.


Palavras-chave


business process management; gestão por processos; organizações públicas federais; teoria institucional; teoria da contingência.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8200

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