A educação alimentar e nutricional como estratégia para melhora da qualidade de vida de indivíduos com síndrome de down
Resumo
A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética que está associada a uma grande
variedade de disfunções anatomofisiológicas, sendo necessário, um cuidado que deve ser
realizado desde a infância, focado na manutenção de um estilo de vida saudável,
desenvolvendo autonomia de atividade diárias que devem ser introduzidos à rotina familiar.
O estudo foi conduzido através da aplicação do Arco de Maguerez, que se trata de um
método que busca observar a realidade, identificando pontos específicos, teorizando,
formulando hipóteses e aplicando soluções a realidades destes indivíduos. Dos 10 indivíduos
com SD avaliados neste estudo, 50% era do sexo feminino e 50% do sexo masculino, com 4
crianças de 4 a 11 anos, 3 adolescentes de 12 a 17 anos e 3 adultos de 19 a 53 anos. As
principais doenças associadas à síndrome na amostra foram o hipotireoidismo 30% (n=3), pré
diabetes 20% (n=2), diabetes 10% (n=1), hipertensão 10% (n=1) esteatose hepática
moderada 10% (n=1), além de alteração dos exames laboratoriais relacionadas a elevação do
ácido úrico em 30% (n=3) da amostra. Não houveram crianças com sobrepeso ou obesidade,
porém 75% (n=3) delas apresentaram baixo peso, nos adolescentes 33,33% (n=1) também
apresentaram baixo peso, porém 66,66% (n=2) estavam com sobrepeso, já os adultos
obtiveram os maiores índices, 66,66% (n=2) com sobrepeso e 33,33% (n=1) com obesidade.
Percebe-se então a importância de estimular a promoção de práticas autônomas e
voluntárias de hábitos alimentares saudáveis através dessas ações desde a gestação até o
envelhecimento, priorizando o consumo de nutrientes que realizem a manutenção das
atividades cognitivas e imunes, prevenindo surgimento de doenças associadas à síndrome e
fazendo tratamento dietoterápico caso elas já existam. As atividades realizadas foram
pensadas com o intuito de fazer com que os pais e ou responsáveis compreendessem mais
sobre hábitos alimentares saudáveis para que pudessem colocar em prática na vida de seus
filhos e estimulá-los de uma forma mais dinâmica e descontraída.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8230
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