Adoecimento mental em professores de escolas públicas do Distrito Federal

Carolinne Teodoro Cruz, Sofia Santos de Lima, Gustavo Carvalho De Oliveira

Resumo


Foi realizado um estudo transversal do sofrimento mental com 262 professores do ensino
público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizou-se os questionários
Self-Report Questionnaire para a avaliação de distúrbios psíquicos menores, o inventário de
ansiedade Beck, o inventário de depressão de Beck e um questionário auto-elaborado para
informações sociodemográficas e de morbidade autorreferida. Os testes Qui-quadrado, Exato
de Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados obtidos. Foram encontrados
distúrbios psíquicos menores e depressão em 66% dos professores, e ansiedade em 55,7%.
Houve associação da presença de doenças osteomusculares com a presença de distúrbios
psíquicos menores e depressão, (p<0,05) e também entre queixas otorrinolaringológicas e a
presença de níveis anormais de ansiedade e depressão (p<0,05). Observou-se uma maior
prevalência de sintomas depressivos nas mulheres (71,56%), em relação aos homens
(38,64%). Além disso, houve associação significativa entre “levar trabalho para casa” e a
presença de depressão, ansiedade e distúrbios psíquicos menores. O sofrimento psíquico
esteve presente em mais da metade da amostra estudada, apresentando-se relacionado às
condições de trabalho, sexo e sobrecarga de trabalho. A presente pesquisa apontou que os
professores da rede estadual de educação do Distrito Federal apresentaram níveis elevados
de adoecimento mental, superiores aos encontrados em outros grupos de professores, a
outras categorias profissionais e em outros grupos populacionais. Percebe-se a necessidade
de ampliar a investigação, para que seja possível a compreensão profunda da gênese do
sofrimento mental dos professores nas esferas individuais, coletivas e estruturais.


Palavras-chave


Depressão; Ansiedade; Saúde do trabalhador; Professores; Condições de trabalho.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8233

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