Memória e afetividade: construção colaborativa de um mapa gastronômico de Brasília - DF
Resumo
A pluralidade e mutabilidade cultural apresentada em Brasília torna incapaz a identificação
de uma cultura típica alimentar brasiliense, com insumos e pratos característicos. Porém, é
observado uma cultura alimentar própria brasiliense, influenciada pela afetividade, em que
estabelecimentos alimentares, muitas das vezes relacionados com a história da cidade,
ganham o patamar de identidade alimentar do brasiliense. Sendo assim, o objetivo central
do trabalho é a criação, com o auxílio da comunidade, de um mapa que possa selecionar os
principais estabelecimentos alimentares citados pelos moradores que são representantes de
Brasília. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada por meio da aplicação de um
questionário online, no qual obteve um total de 168 participantes. Mediante ao resultados
alcançados, pode-se elencar 39 empreendimentos alimentícios, sendo distribuídos em 10
representantes de Bares e Restaurantes, 10 Cafeterias e Padarias, 10 Sorveterias e
Lanchonetes e 9 Comidas de Rua. Considerando a nova tendência da utilização da
gastronomia como atrativo turístico, a criação de um mapa contendo empreendimentos
alimentares e que também aborda a relação afetiva dos indivíduos com estes é de extrema
relevância para o reconhecimento da comida como símbolo cultural e identitário, uma vez
que, como citado anteriormente, Brasília não possui uma cultura alimentar bem definida em
virtude da diversidade presente em seus habitantes. Em síntese, a realização deste trabalho
possibilitou investigar quais estabelecimentos são comumente mencionados pelos
moradores de Brasília como representantes da cultura alimentar. Dito isto, nota-se que a
memória afetiva dos participantes se relacionou de forma direta com a escolha dos
empreendimentos
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2021.8975
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