O meio ambiente, a sustentabilidade e o consumo: uma análise dessa inter-relação com o mercado empreendedor e suas perspectivas no Distrito Federal

Nicoly Machado Sousa, Anabele A. Lima Barbastefano

Resumo


A sustentabilidade tem ganhado grande visibilidade nos últimos anos em várias esferas
diferentes, seja na arquitetura, na farmacologia, na cosmetologia, na área têxtil e no ramo
alimentício e pode-se atribuir essa visibilidade às redes sociais, meios de comunicação,
incentivo fiscal da parte do estado às empresas e a conscientização que aos poucos a
população tem desenvolvido que têm abordado o termo cada vez com mais intensidade,
fazendo com que o tema seja frequentemente mais buscado e aplicado. Sabendo disso, o
projeto visou analisar as estratégias do comércio sustentável do Distrito Federal, assim como
o perfil dos seus consumidores. Para isso, a pesquisa inicialmente foi dividia em duas fases,
em que a primeira era encarregada de realizar um levantamento bibliográfico, por meio de
pesquisas realizadas em sites jurídicos na internet, de Micro e Empresas de Pequeno Porte
que apresentam características sustentáveis, a fim de verificar quais são as ações e
estratégias associadas às práticas de responsabilidade socioambiental empregadas por esses
estabelecimentos. Em seguida, fez-se o levantamento do perfil dos consumidores residentes
no Distrito Federal, por meio de um questionário aplicado via Google Forms, em que o
voluntário era convidado a responder perguntas associadas ao seu próprio tipo de consumo,
sendo sustentável ou não, e o que entendia sobre o tema e a repercussão que tem ganhado
a cada dia. Sendo assim, diante das duas etapas aplicadas durante a elaboração da pesquisa,
conseguiu-se levantar 27 empresas que atuam no DF com características sustentáveis e um
recolhimento de participações de 70 voluntários. Então, com os dados coletados, foi possível
concluir que na região do Distrito Federal, com aproximadamente 131.472 Microempresas
ou Pequenas Empresas ativas, a porcentagem de empresas com um viés sustentável é baixo,
cerca de 0,02%, e o número de pessoas que de fato fomentam esse mercado com escolhas
sustentáveis é pequeno, sendo aproximadamente 1,4% dos voluntários totais os que buscam
ter um consumo sustentável independente do valor cobrado pelo produto. Dessa forma,
entende-se que o mercado sustentável do Distrito Federal está em desenvolvimento, por
apresentar um acervo de empresas sustentáveis limitado e um público consumidor pouco
envolvido à causa, o que mostra que estratégias de auxílio às MPEs na adesão e na
atualização do mercado relacionado a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável são
de suma importância, visando uma inovação no ramo, com o propósito de conscientizar os
consumidores e aumentar a produção de produtos e a oferta de mão de obra que
compreendem a importância de se desenvolver um pensamento sustentável


Palavras-chave


Empreendedorismo; sustentabilidade; consumo; meio-ambiente; socioambiental

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2021.8979

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