Conhecimento sobre as gastroenterites infecciosas pelos estudantes de medicina do Distrito Federal

Eduarda Paula Markus Xavier, Isabela Isa

Resumo


O presente projeto de iniciação científica é composto por duas discentes do Centro Universitário
de Brasília (UniCEUB), Eduarda Paula Markus Xavier e Isabela Isa e pela orientadora Fabíola
Fernandes dos Santos Castro, biomédica docente da mesma instituição. A metodologia da
pesquisa científica aplicada de abordagem quantitativa de tipo explicativo com procedimento
técnico de levantamento, um estudo transversal prospectivo..As gastroenterites infecciosas
apontam para uma grave lacuna nas políticas públicas que visam ampliar e melhorar as condições
sanitárias em todo o país, exercendo um impacto direto sobre a morbimortalidade da sociedade
brasileira. Esse problema se configura como uma questão latente que afeta significativamente a
população, ressaltando a necessidade de ampliação das pesquisas e ações sobre essa
problemática. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a realizar uma análise aprofundada
sobre a afinidade do conhecimento das gastroenterites infecciosas entre os estudantes de
medicina do Distrito Federal, abrangendo diferentes instituições de ensino. Em específico no que
tange ao diagnóstico diferencial entre as doenças virais, bacterianas, parasitárias e inflamatórias,
a habilidade de raciocinar sobre as causas infecciosas e seus possíveis diagnósticos diferenciais.
Além de realizar um compilado dos principais patógenos, etiologia, sintomas, diagnóstico, e
abordagem terapêutica para os fatores bacterianos, virais, parasitários e inflamatórios. Avaliando
assim a evolução do conhecimento entre alunos de diferentes níveis acadêmicos sobre a
gastroenterite infecciosa. Assim, a partir da quantificação e desenvolvimento detalhado do
conhecimento de tais estudantes, o estudo obteve respostas de 100 alunos de todas as instituições
públicas e privadas do Distrito Federal, onde a porcentagem de acerto foi de 68,5 %, o que se
configura em uma mediana taxa de conhecimento sobre o tema. Em suma, pôde ser enfatizado a
necessidade de investir na capacitação dos estudantes em formação, assegurando que sejam
devidamente qualificados para lidar com as gastroenterites infecciosas. Mediante um
entendimento robusto e uma proficiente capacidade de análise clínica, eles esperam aptos a
fornecer um cuidado de excelência e contribuir para o bem-estar da população do Distrito Federal.
Isso se torna particularmente crucial, visto que a detecção precoce e o tratamento adequado
desempenham um papel fundamental na prevenção de complicações e na promoção da
recuperação dos pacientes.


Palavras-chave


gastroenterites; conhecimento; estudante de medicina; gastroenterite infecciosa

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9556

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia