Influência das áreas verdes ao redor das escolas no desempenho acadêmico dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal
Resumo
À vista dos avanços do ordenamento territorial do Distrito Federal, em que novas cidades são criadas em decorrência do desenvolvimento urbano, o impacto danoso nas áreas verdes acabam por influenciar as condições climáticas e todo o ecossistema ambiental. Já ocorreram vários estudos que observaram o crescimento da área urbana sem um devido planejamento territorial, que ocasionaram prejuízos à saúde das pessoas. Não é raro encontrar em determinadas Regiões Administrativas o desmatamento de áreas verdes e o crescente surgimento de construções em concreto. Nessas Regiões, é possível observar precariedade no ordenamento territorial além de deficiências em saneamento básico. Em um outro viés, aqui se tratando de desempenho humano, a exposição de crianças a esses ambientes precários podem gerar impactos negativos no desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem. Assim, foi iniciada essa pesquisa, a qual trata da influência das áreas verdes ao redor das escolas e a possível correlação no desempenho acadêmico dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Nas amostras coletadas foi possível aferir que à medida que há menos áreas verdes ao redor das escolas há uma tendência de diminuição no desempenho dos estudantes. Por outro lado, quando determinadas escolas estão próximas a áreas verdes há uma tendência de melhoramento no desempenho acadêmico dos alunos da rede pública de ensino.
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PDFReferências
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