Tendências pedagógicas no ensino da Educação Física - doi: 10.5102/univhum.v6i2.1030

Julio Ferreira da Costa Neto, Marcio Rabelo Mota

Resumo


As questões relacionadas com a atuação dos professores de Educação Física no contexto escolar, em termos das abordagens pedagógicas normalmente requerem dos profissionais da área um posicionamento claro sobre a utilização de uma ou de outra tendência. Cada uma das propostas ou teorias pedagógicas que vem sendo utilizadas na Educação Física retrata períodos históricos, opções políticas e ideológicas entorno do tema. O objetivo principal desse artigo foi discutir o trabalho do professor de Educação Física na efetivação da sua atuação, no âmbito das concepções pedagógicas ainda em voga no seu campo de trabalho. Foram analisados vários artigos e livros sobre essas abordagens e suas aplicações nas aulas de Educação Física. De modo geral os professores seguem os preceitos metodológicos segundo os quais tem mais ligação ideológica e pedagógica. Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física retratam exatamente esses preceitos ideológicos. O esporte é predominante nas aulas de Educação Física, com algumas exceções.

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v6i2.1030

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia