Uma compreensão dos estudos de Joseph Campbell em mitologia comparada
Resumo
A partir de um amplo estudo sobre mitos, símbolos e religiões, fomos descobrindo as obras de Joseph Campbell, um renomado mitólogo do século passado, considerado como um dos maiores intelectuais que se esforçou para trazer a temática da mitologia e seus diversos símbolos para dentro do círculo científico e acadêmico da contemporaneidade. Apesar da grande quantidade de obras produzidas pelo referido estudioso, este artigo delimita-se em debater e demonstrar como os estudos de Campbell podem auxiliar o mundo acadêmico no estudo das religiões, inseridas no mundo contemporâneo, com uma óptica fenomenológica, ou seja, não leva o estudioso a se preocupar com afirmações teológicas ou transcendentais pois o estudo da temática se restringe aos muros da fenomenologia.
Como método científico, o presente artigo se baseou em algumas das principais obras de Campbell, porém, a obra mais utilizada foi A Imagem Mítica, pois, comparada com outros trabalhos do autor, a citada obra abrange, de uma forma resumida, praticamente todos os conceitos formulados pelo estudioso durante seu percurso de investigação. Também será demonstrada, no decorrer do artigo, uma correlação de como as teorias de outros autores, como o psicanalista Carl Jung e o antropólogo James Frazer, influenciaram diretamente as concepções de Joseph Campbell.
Como método científico, o presente artigo se baseou em algumas das principais obras de Campbell, porém, a obra mais utilizada foi A Imagem Mítica, pois, comparada com outros trabalhos do autor, a citada obra abrange, de uma forma resumida, praticamente todos os conceitos formulados pelo estudioso durante seu percurso de investigação. Também será demonstrada, no decorrer do artigo, uma correlação de como as teorias de outros autores, como o psicanalista Carl Jung e o antropólogo James Frazer, influenciaram diretamente as concepções de Joseph Campbell.
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Texto completoDOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v9i2.2105
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ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)