GRAMÁTICA TRADICIONAL E LÍNGUA ESCRITA: DUAS FACES DO MESMO PODER
Resumo
RESUMO: Neste artigo, são analisadas as causas do fracasso do ensino de Língua Portuguesa na escola. O ponto a ser discutido é aquele que restringe o ensino apenas à modalidade escrita, tendo em vista que as sociedades se comunicam em vários modos semióticos. Para chegar a essa conclusão, remonta-se à Antiguidade Clássica, berço do surgimento da gramática tradicional, época em que a modalidade escrita produzida pelas elites passou a ser norma de todos. Depois, será analisado como se situou essa prática na Península Ibérica e no Brasil, desde a colônia até os dias atuais. O surgimento da Lingüística, as teorias do Letramento e dos Gêneros Discursivos, as áreas de discurso baseadas nos gêneros orais e escritos e as mudanças para o ensino abalaram as bases da gramática tradicional.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Gramática tradicional. Gêneros discursivos. Letramento. Legislação.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Portuguesa. Gramática tradicional. Gêneros discursivos. Letramento. Legislação.
Palavras-chave
Ensino de Língua Portuguesa. Gramática tradicional. Gêneros discursivos. Letramento. Legislação.
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Texto completoISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com