FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A DIMENSÃO PSICOSSOCIAL

Odiva Silva Xavier, Cássia Maria Ramalho, Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto, Gilvaci Rodrigues Azevedo Pinho, Luci Fumiko Matsu Chaves, Vilma de Araújo Frisso

Resumo


RESUMO: Este trabalho tem por objetivo discutir a dimensão psicossocial da formação de professores. Os dados provêm de um questionário respondido por 162 concluintes do curso de Pedagogia para séries iniciais do ensino fundamental. A análise parcial mostrou a importância das discussões em sala de aula para a construção do conhecimento e a formação profissional, bem como manifestações de satisfação, elevação da auto-estima, segurança, otimismo e outras, sinalizando que qualquer programa de formação de professores não deve prescindir desses aspectos transformadores do sujeito, uma vez que a dimensão psicossocial ou humana transcende a dimensão técnica na construção da competência docente.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Dimensão psicossocial. Competência.

Palavras-chave


Formação docente. Dimensão psicossocial. Competência.

Texto completo:

Texto completo


ISSN 1676-0298 (impresso) - ISSN 1983-4179 (on-line) - e-mail: universitas.face@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia