- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Política de Verificação de Plágio
- Licenciamento
Foco e Escopo
LINHA EDITORIAL
Revista Universitas: Gestão e TI
A Revista Universitas: Gestão e TI apresenta-se como periódico científico semestral editado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas (FATECS) do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), tendo como objetivo incentivar a produção e a comunicação científica no âmbito da graduação e da pós-graduação, nas áreas de gestão e tecnologia da informação. Inserida nesse objetivo maior, evidencia-se a importância de divulgar trabalhos transdisciplinares de maneira a proporcionar a emergência de novas discussões e perspectivas sobre temas que se mostram relevantes nas áreas em questão.
Assim, propõe-se que a linha editorial a ser seguida pela Universitas: Gestão e TI se subdivida em três eixos temáticos: (I) Administração, Gestão de Negócios e Mercados Emergentes;
(II) Ciências Contábeis, Finanças e Mercado Financeiro e de Capitais;
(III) Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento e Sociedade da Informação.
Desse modo, os trabalhos e os artigos a ser publicados na Revista devem enquadrar-se em, pelo menos, um dos eixos temáticos que compõem a linha editorial. Eventualmente, a critério da equipe editorial, pode-se dedicar uma edição da Revista a determinado eixo temático ou a uma questão específica abrangida por quaisquer dos itens sugeridos.
Política de submissão
1. Serão aceitas colaborações inéditas, a publicação de um artigo está condicionada à sua adequação às normas editoriais, e seu simples recebimento desobriga a sua publicação. A Revista Universitas: Gestão e TI classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:
1.1 Artigos: compreendem textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluídas, matérias de caráter opinativo, revisões da literatura, pesquisas teóricas e ou empíricas sustentadas por pesquisas bibliográficas e metodológicas fundamentadas, proposição de novos modelos e interpretações e ou avanço do conhecimento nas áreas já definidas, além de colaborações assemelhadas.
1.2 Estudos de caso: compreendem estudos aprofundados de uma realidade específica, como uma empresa, um grupo de indivíduos ou um profissional, de maneira a descrever situações reais que incluem problemas com níveis diversos de complexidade e cujas soluções dependem de vários fatores inter-relacionados.
1.3 Ensaios: compreendem produções textuais breves, caracterizadas por abordagens críticas e criativas e pela exposição de ideias, conceitos, reflexões ou observações acerca de determinado tema ou autor (es) específico(s). Tendem a ter um enfoque original, de maneira a revelar novas perspectivas e a levar a reflexões sobre temas relevantes.
1.4 Resenhas: compreendem análises críticas de livros, de periódicos recentemente publicados, de dissertações e de teses.
Excepcionalmente, a comissão editorial poderá aceitar a submissão de trabalhos que já tenham sido publicados, e, caso isso ocorra, serão submetidos ao mesmo processo de avaliação pelos pares que aqueles inéditos. O autor deverá apresentar autorização por escrito do editor da revista na qual seu trabalho tenha sido originalmente publicado, acompanhado de cópia.
Políticas de Seção
Artigos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Estudos de Casos
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ensaios
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo de avaliação dos trabalhos enviados compreende duas fases: a primeira é destinada à análise da adequação do trabalho à linha editorial da revista (equipe editorial); a segunda é referente à avaliação do conteúdo e à qualidade dos trabalhos. A segunda fase é realizada mediante o processo de avaliação pelos pares, ou seja, os artigos serão submetidos à aprovação de, no mínimo, 1 parecerista ad hoc. As produções serão enviadas para a avaliação sem a identificação de autoria.
Periodicidade
A Universitas Gestão e TI, publica dois número por ano, ou seja, semestralmente, mas poderá publicar suplementos temáticos.
Política de Acesso Livre
Tendo como premissa a iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI - Budapest Open Access Initiative), a presente revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de Verificação de Plágio
A Universitas: Gestão e TI utiliza o software CopySpider Anti-Plagiarism, na verificação de similaridades do texto submetido com artigos já publicados.
Licenciamento
A Universitas: Gestão e TI está licenciada sob a Creative Commons Licence, como atribuição CC-BY
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.