PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TABLETS PARA A APRENDIZAGEM
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar o grau de satisfação e importância que os alunos de ensino superior atribuem para o uso didático de tablets nas salas de aula. Foi realizada pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e o método adotado foi o estudo de caso. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise bibliográfica e aplicação de questionário a 105 alunos dos cursos superiores de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis e Análise e desenvolvimento de sistemas com perguntas fechadas. Com base na revisão bibliográfica foram definidos os principais critérios a serem avaliados: aprendizagem, capacitação dos professores, estrutura da rede sem fio, facilidade de pesquisa, motivação, habilidade e competência, aplicabilidade e trabalho em grupo. Para avaliação dos resultados coletados foram aplicadas análises estatísticas e uma adaptação da matriz de desempenho versus importância. Os resultados possibilitaram identificar índices de importância e satisfação 80,7% e 81,4% respectivamente. Os resultados obtidos foram aplicados à matriz de importância versus satisfação e o estudo foi classificado no quadrante da qualidade, isso permite inferir que os resultados dessa experimentação são promissores. Sugere-se a realização de outras pesquisas para acompanhar e avaliar outras turmas na utilização dos dispositivos e, inclusive revisar e aprimorar o instrumento de pesquisa.
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Texto CompletoDOI: https://doi.org/10.5102/un.gti.v7i1.3964
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