O CONFINAMENTO RACIAL DO MUNDO ACADÊMICO BRASILEIRO
Resumo
A implementação recente do sistema de cotas para estudantes negros no ensino superior é um fenômeno que rompe radicalmente com a lógica de funcionamento do mundo acadêmico brasileiro desde a sua origem, no início do século passado. Por um lado, as cotas provocam reposicionamento das relações raciais no nosso meio acadêmico, começando pelo universo discente da graduação, porém com potencial para estender-se à pós-graduação, ao corpo docente e aos pesquisadores. Por outro, a polêmica gerada em torno das cotas apresenta questões teóricas e epistemológicas sobre a legitimidade e o estatuto de verdade das interpretações das relações raciais no Brasil, formuladas no âmbito do universo acadêmico desigual, sob o ponto de vista racial. Propõe-se, então, esboçar reflexão sobre as relações raciais no Brasil pós-cotas que tome em consideração a condição racial dos teóricos e as experiências de interação racial que suscitaram as teorias que produziram.
Palavras-chave
Universidade;Ações Afirmativas; Racismo;Democracia.
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texto completoDOI: https://doi.org/10.5102/pade.v1i1.144
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