UNIVERSIDADE, MOVIMENTOS SOCIAIS E RELAÇÕES RACIAIS: EDUCAR PARA NOVAS RELAÇÕES SOCIAIS

Ivan Costa Lima

Resumo


O artigo reflete sobre a responsabilidade da acadêmica no debate de questões emergentes suscitadas pelas demandas dos movimentos sociais. Em especial, aponta-se a necessidade da universidade abrir suas portas para novos paradigmas culturais e sociais, tendo como referencia o movimento negro no Brasil. A partir destas reflexões propõem-se apresentar os embates e categorias de análise da trajetória educacional da população negra. Toma-se como exercício a ação política e educativa desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Negros, em Florianópolis – SC, que a partir de uma análise crítica da formação docente, aponta rediscutir o espaço acadêmico e sua relação com a sociedade em que está imersa. Com isso, pretende-se indicar que temas como as relações raciais, as ações afirmativas e a cultura e história dos negros brasileiros podem se converter em compromisso de uma universidade pública e democrática.

Palavras-chave


Relações raciais, Movimento negro, Movimentos Sociais

Texto completo:

Texto Completo


DOI: https://doi.org/10.5102/pade.v1i2.577

ISSN 1980-8887 (on-line) - e-mail: joelmarodriguess@gmail.com

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia