DIAGRAMA: SÍNTESE CONCEITUAL E ESTRATÉGIA PROJETUALENSAIOS ANALÍTICOS SOBRE A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo a análise do uso do diagrama na arquitetura contemporânea, sob a ótica de concursos de projeto nacionais e internacionais. Como meotodologia foi realizada a catalogação dos diagramas por projeto, através das pranchas disponibilizadas pelos concorrentes, com análises preliminares a respeito do caráter analítico ou propositivo desses elementos gráficos, sobre a recorrência de seu uso e a consecutiva relação com o conjunto programático do concurso. Foram realizados fichamentos, visando propor classificações em relação à natureza dos diagramas de cada concurso, englobando classificações independentes da posição em relaçao ao resultado final do concurso. Foram realizados estudos analíticos em relação aos diagramas utilizados em cinco concursos, de projetos premiados e menções, objetivando traçar um olhar mais detalhado a respeito das classificações e variações de tais recursos gráficos, especificamente em relação às abordagens analíticas resultantes: temática, processo e natureza, apresentando assim relações importantes no estabelecimento de diálogos entre diagramas e suas escolhas projetuais. Observou-se que o diagrama, além de um instrumento descritivo e explicativo, apresenta possibilidades compositivas como parte do processo projetual e não apenas do produto. A leitura e a análise de projetos contemporâneos sob a perspectiva da expressão diagramática nos oferecem uma série de reflexões e inquietações, entre as quais destacamos a discussão sobre os limites entre a produção de diagramas arquitetônicos e a promoção de uma arquitetura diagramática. Em alguns casos a retórica apenas confirma ou evidencia estratégias de composição (espacial e volumétrica) desenvolvidas ao longo do processo de concepção e desenvolvimento: percebe-se, nesses casos, um equilíbrio entre o que foi projetado e o que está sendo comunicado. Em outros casos, a retórica é fabricada a posteriori, como um recurso de comunicação, não necessariamente vinculado ao exercício de projeto. Neste grupo incluímos as tentativas retóricas de agregar conteúdo e apelo visual a projetos que não nasceram de reflexões diagramáticas
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n1.2015.5420
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