CORPO E SUBJETIVIDADE: CONFIGURAÇÕES SUBJETIVAS SOBRE O CELIBATO EM MONGES HINDUÍSTAS
Resumo
Neste trabalho discuto os desdobramentos subjetivos do celibato em dois monges hinduístas por meio de uma análise que articula a fenomenologia da corporeidade e a perspectiva histórico-cultural da subjetividade. O presente estudo teve como objetivo compreender como se dá a produção de sentidos subjetivos a partir da experiência do corpo vivido no contexto da prática do celibato (aqui tratado como brahmacārya) entre monges hinduístas. Para tal, utilizei do aporte metodológico construtivo-interpretativo, uma perspectiva qualitativa que se fundamenta em três princípios: o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento, a pesquisa como processo dialógico e o singular como instância legítima de produção de conhecimento. Analiso a produção de sentidos subjetivos em torno do celibato e sua relação com as configurações subjetivas dominantes do grupo, particularmente as relacionadas à reprodução e à instituição familiar. Por meio dessa análise, ficou evidenciada a produção subjetiva monástica como potencial ponto de inflexão da estrutura binária hegemônica de gênero e suas implicações para a produção identitária masculina. Discuto a ambiguidade da instituição ascética como fator simultaneamente de agregação e exclusão social, bem como os efeitos da renúncia à condição de sujeito masculino de desejo, que posiciona o renunciante em um lugar sensível em uma economia significante fálica, distanciando-o das noções socialmente compartilhadas de masculinidade. Ofereço uma descrição fenomenológica do sêmen (śukra) em termos de fluxos intersubjetivos, que no contexto da prática celibatária assume o valor de substância básica para a produção de um corpo e de uma prática espiritual ascética através dos quais se almeja a transcendência da condição humana. Reflito sobre o potencial do celibato para pensar novas configurações subjetivas das masculinidades e as possibilidades de se pensar a subjetividade desde o corpo vivido
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n2.2016.5548
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