O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA VIABILIDADE DA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL

Yannayza Rangel Dias Peleja de Rezende, Tatyanna Castro da Silva Braga, Bruna Caroline Abreu Pereira

Resumo


A lógica de mercado aliada à tecnologia criou um ritmo de produção que não condiz com os recursos disponíveis, as empresas que adotam estratégias conhecidas como obsolescência programada, obsolescência perceptível e a obsolescência funcional agravam o consumo irresponsável. Há modelos de desenvolvimento sustentável rentáveis que oferecem medidas mais econômicas, contudo a adoção das práticas de consumo e produção consciente não condizem com a realidade brasileira. A comunicação faz-se necessária por intermediar o diálogo entre o consumidor, a empresa e o governo, viabilizando o modelo de consumo sustentável com o mercado. Na progressiva apresentada a publicidade tem seu papel, esta é responsável pela persuasão do consumidor, a qual pode agir como ferramenta de conscientização organizacional e social. O presente trabalho tem como objetivo principal a episteme comunicacional na sustentabilidade corporativa, com enfoque no modelo de desenvolvimento sustentável pautado no tripé: econômico, social e ambiental (triple bottom line). Através de pesquisa exploratória, bibliográfica e documental a análise foi desenvolvida na compreensão do modelo de desenvolvimento sustentável, na problemática da lógica de mercado, no levantamento de dados que contextualizam a situação brasileira com o mercado internacional nas organizações de iniciativa pública e privada e a relação da comunicação neste cenário como influenciadora massiva. Em suma, o consumo irresponsável não advém apenas de estratégias comerciais, este é resultante da ausência de uma cultura sustentável que fundamenta a participação social da comunidade no ecossistema local, e também, por práticas de sustentabilidade política que instrumentalizam empresas em aderirem hábitos de uma produção consciente


Palavras-chave


sustentabilidade organizacional. Comunicação. Publicidade. Consumo.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n2.2016.5563

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