DETECTA KIDS – ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DISTÚRBIOS CEREBRAIS RELACIONADOS A DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS

Rafaela da Silva Castro, Manoel Vitor Noleto, Marcio Oliveira de Paula

Resumo


Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neuro-comportamental mais comum da infância. A heterogeneidade dos critérios de diagnósticos dificultam sua precisão. Existe uma carência de métodos efetivos, não invasivos e ambulatorial que detectam alterações da função cerebral. Muitas vezes, a criança é diagnosticada tardiamente, prejudicando o desenvolvimento cognitivo e educacional. O diagnóstico de TDAH é baseado inteiramente em uma investigação clínica de sintomas altamente subjetivos. Por isso, muito interesse tem sido voltado para a criação de métodos objetivos para auxílio diagnóstico. Triagem computadorizada pode detectar doenças que afetam capacidades cognitivas precocemente. A Tecnologia BNA (“Brain Network Activation”) tem se mostrado útil para auxílio diagnóstico. O método usa análise de eletroencefalograma de 64 canais enquanto o paciente responde testes cognitivos. Através de um sofisticado método computadorizado de análise dos potenciais evocados, chega-se a um escore relativo às conexões cerebrais quanto ao tempo de sua ativação, construção da ativação cerebral e sua quantificação. Este estudo tem como intuito, a seleção de dois grupos com um total de 30 crianças cada, sendo o primeiro acometido com critérios do diagnóstico do TDAH e o segundo sem acometimento do diagnóstico, para determinar a eficiência do uso, aceitabilidade e estabilidade do BNA™ em crianças brasileiras; determinar se déficit cognitivo pode ser detectado em crianças consideradas normais usando testes cognitivos; desenvolver algoritmos automáticos para detectar déficits cognitivo na coorte e comparar os resultados de crianças “normais” a resultados de crianças com diagnóstico de déficit de atenção. Dessa forma, pretende-se fazer um mapeamento cognitivo em crianças empregando-se a tecnologia BNA™ e, para isso, foi realizada uma avaliação clínica preliminar com testes cognitivos computadorizados e questionários validados, SNAP-IV questionário baseado nos critérios de diagnóstico de TDAH do Manual de Diagnósticos e Estatística - DSM-IV e SDQ utilizado para identificar características comportamentais e emocionais das crianças, aplicados com pais e professores. A fim de selecionar uma quantidade de crianças que apresentaram um mau funcionamento cognitivo e também daquelas que apresentaram um bom funcionamento cognitivo. O presente estudo não busca propor essa plataforma como uma máquina que possa determinar diagnósticos, mas como instrumento que fomente esse processo de avalição


Palavras-chave


Diagnóstico. BNA. TDAH. Cognitivo.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5837

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