O lúdico no estudo do comportamento de elementos sujeitos à flambagem com diferentes seções transversais
Resumo
Foi observada, durante as aulas do curso de Engenharia Civil, uma dificuldade, por parte dos alunos, no que se refere à compreensão e visualização do fenômeno de flambagem. A partir disso, surgiu a ideia de desenvolver um protótipo denominado “prensa” na qual estudantes do ensino médio e universitários, assim como demais curiosos, pudessem testar diferentes corpos de prova de modo a desenvolverem uma compreensão qualitativa sobre o fenômeno em questão. Dessa forma, foram desenvolvidos e testados diversos modelos em potencial, até atingir os atuais protótipos (prensas), que apresentam condições de apoio distintas (fixomóvel e fixo-livre) e os “corpos de prova” se alternam entre diferentes seções transversais (seção circular cheia, perfil I, cantoneira e seção quadrada). Em adição a esses fatores, há a possibilidade de reduzir o comprimento de flambagem, o que altera também o comportamento do corpo de prova. Os modelos foram submetidos à experimentação de diversos públicos. Por meio disto, foi realizada uma enquete na qual a eficiência do produto fez-se patente, pois foi alcançada uma evolução significativa na visão dos participantes a respeito do tema. Portanto, o objetivo do projeto foi alcançado e espera-se que este seja apenas um projeto inicial e que com as sugestões postas em prática possa alcançar melhores eficácia e abrangência
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n1.2018.6302
Apontamentos
- Não há apontamentos.