Cegueira de mudanças: o efeito do reforçamento na detecção de mudanças de interesse central e marginal em universitários medicados e não-medicados portadores de TDAH

Bruna Kreutz Ames, Paulo Roberto Cavalcanti

Resumo


Este relatório teve como objetivo principal compreender como as consequências ambientais podem influenciar o fenômeno da cegueira de mudanças, sobretudo quando relacionado ao TDAH. Mais especificamento, visou verificar o efeito do reforçamento no comportamento de identificar mudanças de interesse central e marginal no ambiente em indivíduos com TDAH. Para isso, 18 participantes foram divididos em 3 grupos: um grupo controle, um grupo com diagnóstico de TDAH não-medicado, e outro com TDAH e medicado. Os participantes foram individualmente submetidos a uma Tarefa de Imagens Intermitentes, na qual pares de imagens idênticos excetos por uma modificação entre eles de interesse central ou marginal se intercalavam repetidamente. Na atividade, os participantes foram requisitados a identificar as mudanças o mais rapidamente possível. Devido ao uso de um delineamento ABC, a atividade conteve três condições. Na condição A não houve qualquer reforçamento para o comportamento de identificar mudanças, na fase B os participantes foram reforçados conforme o seu desempenho ao final da atividade, e na fase C o reforço foi disponibilizado de modo contingente às respostas. Em cada condição, os participantes avaliavam 16 imagens, metade com mudanças de interesse central e metade mudanças de interesse marginal. Cada aplicação foi gravada para uma posterior mensuração de seus tempos de reação. Foi verificado que o uso do reforço entre as condições A e B e A e C exerceu uma influência significativa no desempenho tanto do grupo neurotípico quanto dos grupos medicado e não-medicado com TDAH, indicando que a inserção do reforço pode resultar em uma melhora no comportamento de atenção ao identificar mudanças em cenas contextuais. Além disso, foi identificado um melhor desempenho, em todos os grupos, na identificação de mudanças em imagens de interesse central em relação às imagens de interesse marginal, indicando uma atuação mais intensa do reforço nos padrões de discriminação em mudanças de interesse central.


Palavras-chave


cegueira de mudanças; TDAH; atenção; reforçamento.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8188

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