Podcast & ciência: guia de boas práticas de produção e de edição de podcasts de jornalismo ambiental no Brasil
Resumo
O Projeto de Iniciação Científica Podcast & Ciência: Guia de Boas Práticas de Produção e de Edição de Podcasts de Jornalismo Ambiental no Brasil tem por objetivo documentar as boas práticas de produção e de edição dos podcasts veiculados em plataformas de áudio nos últimos quatro anos, a fim de elaborar o Guia de Boas Práticas para Podcast de Jornalismo Ambiental. A metodologia empregada foram pesquisas bibliográfica e documental e entrevistas com jornalistas produtores e editores de podcast de jornalismo ambiental. A pesquisa foi submetida ao Conselho de Ética em Pesquisa do CEUB, e o protocolo foi avaliado e aprovado com parecer n. 4.788.037/21, e os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após pesquisa documental e bibliográfica, foi elaborado mapeamento dos podcasts brasileiros de jornalismo ambiental, o tema abordado e seus produtores. Foram encontrados doze podcasts e eles foram agrupados em ativos e periódicos, jornalistas referências em rádio, inativos por mais de dois meses. A partir desse agrupamento, foram listados os que seriam ouvidos por questionário e os que seriam por entrevistas face a face. Dos doze apenas quatro aceitaram serem entrevistados o que ocorreu com recursos de videoconferência. O roteiro da entrevista contém doze perguntas igual para todos. A análise mostra que o podcast de jornalismo ambiental é ao mesmo tempo um instrumento político e um momento educativo, podendo se constituir num ativismo ambiental, a depender do formato. Quanto à linguagem, ela deve ser simples, e os dados e números devem ser traduzidos de forma que o ouvinte consiga ter a proporção de tamanho na vida real. Os entrevistados dizem ser necessário estudar e ler sobre o tema para poder traduzir o assunto de forma mais coloquial. Para o levantamento de fontes e dados, a leitura e pesquisa diária em portais e jornais é o caminho adequado, segundo a pesquisa. As boas práticas quanto a forma, produção e edição, os entrevistados listam cinco elementos básicos: bom microfone; ambiente silencioso; canal de distribuição por plataforma; programa de edição mais confortável para quem vai editar; e a qualidade do áudio. Sobre financiamento, os entrevistados apontam a forma tradicional com inserção de anúncio, leitura de textos do patrocinador, hiperlinks para marcas, alternativo como coletivos, financiamento próprio ou inserção de publieditoriais. O resultado mostra que o modelo mais utilizado é o de contribuição e doação de ouvintes, e o patrocínio com sites ou agências ambientais. Os entrevistados também apontaram que é difícil ganhar a vida com podcast, sem apoio de financiadores, tornando-se um hobby, um projeto pessoal. Divulgação em redes sociais funciona bem para contato com ouvintes, por meio de lives, teasers do episódio ou publicações com os convidados, além de upload dos programas para o YouTube. O e-book Guia de Boas Práticas foi concebido para ter cinco capítulos, que inclui as etapas para a produção de um podcast: pré-produção, gravação, edição, pós-edição e o capítulo da conclusão, com o enfoque humano.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8213
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