Análise da conduta do tratamento e prevenção antirrábica no hospital regional da Asa Norte (HRAN)
Resumo
A Raiva humana é uma doença infecciosa aguda, de rápida evolução e que pode culminar em óbito se não houver procura de assistência médico-hospitalar pelo paciente. Por ser uma doença extremamente letal e não apresentar qualquer tratamento comprovadamente eficaz, a profilaxia é a forma mais segura e efetiva de controle da raiva. A vigilância epidemiológica atua em todas as fases do processo, desde a identificação de um caso suspeito, acompanhamento do animal possivelmente infectado e verificação da terapêutica indicada para cada caso. Assim, é feita a notificação dos casos pelos profissionais de saúde, permitindo a identificação precoce de áreas com maior circulação do vírus e consequentemente uma intervenção direta e eficaz, controlando possíveis surtos da doença. Objetivo: Analisar as fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) dos atendimentos antirrábicos realizados no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) no ano de 2019. Método: Trata-se de um estudo observacional descritivo com dados secundários das notificações disponíveis no SINAN, a partir da análise das fichas relativas às notificações dos atendimentos antirrábicos realizados no HRAN do Distrito Federal (DF). O banco de dados foi disponibilizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do DF e realizou-se a análise das informações utilizando os programas Tabwin versão 3.2 e Microsoft Excel 365. Ademais, a revisão bibliográfica que permitiu a seleção dos artigos para fundamentar o estudo foi realizada a partir das bases de dados Scielo, Medline, BVS e Google Acadêmico, no período de 11 de abril de 2019 a 05 de julho de 2021. Resultados: Durante a análise dos dados verificou-se que os itens de preenchimento obrigatório apresentavam um ótimo grau de preenchimento. Já a completitude geral das fichas de notificação foi de 62%, classificada como ruim. Entretanto, em relação ao objetivo final do trabalho, o preenchimento dos dados de atendimento antirrábico pode ser classificado como satisfatório.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8235
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