Análise da qualidade do sono em acadêmicos universitários
Resumo
O ingresso no ensino superior é um acontecimento que tende a gerar apreensão e estresse. Um sono de boa qualidade apresenta uma relação importante no processo de aprendizagem e sua privação pode contribuir para o mau desempenho acadêmico e perda da qualidade de vida. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade do sono e o possível impacto no desempenho acadêmico de universitários. Trata-se de um estudo transversal descritivo prospectivo com acadêmicos dos cursos de ciências, educação e saúde do Centro Universitário de Brasília (CEUB), por meio de questionário virtual autoaplicável com questões sociodemográficas, características comportamentais e sobre a qualidade do sono que foi aferida por meio do questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburg (IQSP). Participaram da pesquisa 335 universitários de diversos cursos de ciências, educação e saúde, com média de idade de 25 ± 8 anos. Os estudantes apresentaram em geral uma qualidade de sono ruim (55,82%) e a maioria acredita que a qualidade do seu sono interfere no desempenho acadêmico (91,64%). Ao comparamos a qualidade do sono com comportamentos pessoais, o padrão de qualidade de sono ruim foi mantido para aqueles que exercem atividade fora da faculdade (57,21%), para os que utilizam medicação para dormir (78,27%) e aqueles que manifestaram não apresentar dificuldade para manter-se acordado (64,32%). A demanda exigida pela universidade influencia diretamente na qualidade do sono dos universitários e em seu rendimento acadêmico. Nota-se a necessidade de planejamento do tempo e de atividades rotineiras, por parte dos alunos, afim de evitar que a realização de suas responsabilidades se estendam no período noturno, gerando prejuízos no ciclo sono-vigília.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8237
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