Conhecimento, atitude e prática (CAP) dos usuários da antenção primária do sistema único de saúde
Resumo
A partir da criação e normatização do Sistema Único de Saúde e suas singularidades a população brasileira agora tem um sistema público de saúde com princípios e diretrizes e aberto a participação popular, se organizando em níveis de atenção e trazendo para si a Unidade Básica de Saúde como Porta de entrada para o acesso aos serviços de saúde, o que o torna complexo e de difícil compreensão. A presente pesquisa teve como objetivo descrever o Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) dos usuários da atenção primaria de uma Região Administrativa do DF, para tal foi utilizado um estudo transversal com componente descritivo e analítico com abordagem quantitativa e utilizando da metodologia CAP. Dentre os dados levantados é possível observar fragilidades significativas relacionada ao conhecimento dos usuários sobre os serviços disponíveis na UBS, em especial quando relacionado a atendimento odontológico, assim como na escolha da UBS como serviço de saúde quando aquele usuário necessita se fazer presente em um estabelecimento de saúde e a ausência na participação popular na gestão da saúde da região, onde somente 1 dos entrevistados relatou participar de grupo comunitário relacionado a saúde. Dentre os pontos fortes levantados pela pesquisa pode-se destacar a qualidade do serviço e a indicação de retorno do usuário ao serviço de saúde. Assim, a presente pesquisa considera que existe uma indicação da não adesão do usuário a atenção primaria relacionada as lacunas no conhecimento da disponibilidade e acesso aos serviços dispostos, no entanto salienta que outros fatores podem ser relacionados a essa negativa, dessa forma o presente estudo propõe novas pesquisas que analise em conjunto aspectos não só voltados ao usuário, mas também a Unidade Básica de Saúde e características e necessidades do seu território.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2020.8270
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