Efeito do ruído rodoviário no canto da choca-de-asa-vermelha (Thamnophilus Torquatus)
Resumo
Com o crescente avanço urbano, se faz necessário o uso de linhas de transporte para suprir a necessidade de transportar pessoas e mercadorias pelo país. A presença humana se faz sentir no meio natural pela expansão das rodovias, que trazem consigo a fragmentação de habitats, a redução de qualidade ambiental, níveis elevados de mortalidade da fauna em colisões com veículos, e a poluição sonora. O presente trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de um estudo observacional, os impactos dos ruídos rodoviários na comunicação de uma ave territorial, a choca-de-asa-vermelha (Thamnophilus torquatus), investigando se eles ocasionam mudanças nos parâmetros acústicos de suas vocalizações e se as aves evitam áreas com maiores níveis de ruído. O estudo foi realizado na Estação Ecológica Águas Emendadas (ESECAE), localizada a cerca de 40km de Brasília, na região administrativa de Planaltina. Os indivíduos da choca-de-asa-vermelha foram capturado, marcados e monitorados em áreas próximas e distantes de rodovias. Os indivíduos foram localizados através de busca ativa e playbacks de suas vocalizações. Além das gravações das vocalizações, foi realizado o monitoramento da pressão acústica nas zonas habitadas pela espécie. Observou-se que as áreas localizadas no entorno da ESECAE apresentam maior nível de ruído e são ocupadas por um número menor de indivíduos, diferentemente das áreas no interior da ESECAE, que apresentam baixa influência da poluição sonora. Os resultados observados sugerem que o nível de ruído urbano pode influenciar negativamente as populações da espécie, especialmente devido a potenciais mudanças comportamentais na seleção de habitat e na comunicação intraespecífica
Palavras-chave
bioacústica; comunicação; rodovias; ruído urbano; seleção de habitat
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2021.8946
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