Estudo comparativo sobre a utilização de estratégias verbais e lúdicas na expressão da tristeza em crianças

Gabriela Moreira Soares, Letícia Barros Novaes da Fonseca, Manuela Ramos Caldas Lins

Resumo


Este estudo objetivou investigar a diferença na expressão da tristeza em crianças, analisando

o contraste entre a utilização de estratégias exclusivamente verbais e a implementação de um
jogo terapêutico como ferramenta lúdica. Para tanto, foi construído um jogo terapêutico para
avaliação da tristeza e realizada uma pesquisa com 24 crianças, das quais 7 eram meninas e
17 meninos. Essas crianças, com idades variando entre 6 e 10 anos, eram todas residentes de
Brasília- DF e participantes de um grupo de escoteiros. Os participantes foram distribuídos em
dois grupos distintos, com o intuito de garantir uma análise robusta e comparativa das
estratégias exploradas. Cada grupo teve um contato específico: um grupo passou por uma
entrevista semiestruturada, enquanto o outro experimentou um jogo terapêutico
desenvolvido pelas pesquisadoras. Os resultados obtidos permitiram identificar que o recurso
lúdico proporcionou e estimulou um maior envolvimento emocional e uma expressão mais
rica das emoções por parte das crianças. Esses resultados reforçam a importância do aspecto
lúdico na educação emocional, sugerindo que jogos terapêuticos podem desempenhar um
papel fundamental na promoção de um desenvolvimento emocional saudável e na
amplificação das habilidades de comunicação e manejo emocional das crianças. Ao sublinhar
o potencial da ludicidade para aprimorar a expressividade emocional das crianças e fortalecer
suas habilidades emocionais, este estudo fornece insights valiosos para educadores,
terapeutas e pais interessados no crescimento emocional saudável das crianças.


Palavras-chave


jogo terapêutico; emoções; crianças.

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9477

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