Efeito do ruído urbano na comunicação acústica da choca-de-asa-vermelha (Thamnophilus Torquatus): uma manipulação experimental

Donner Abreu de Lara Resende, Ana Carolina de Aragão e Souza, Raphael Igor Dias

Resumo


O impacto da poluição sonora de origem humana é amplamente reconhecido, e a presença de rodovias barulhentas influencia no comportamento das espécies próximas a ela. A comunicação acústica é um componente importante quando se aborda o comportamento de aves. Este experimento visa avaliar a plasticidade da resposta comportamental da espécie choca-de-asa-vermelha (Thamnophilus torquatus) em decorrência de ruídos automobilísticos, particularmente nos parâmetros acústicos da vocalização territorial. O estudo foi realizado na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE) em Planaltina, Distrito Federal. Os indivíduos foram capturados e marcados em territórios com diferentes níveis de exposição à poluição sonora. 25 tratamentos únicos foram produzidos a partir de gravações feitas na ESECAE, cada um composto por três tipos de estímulos sonoros: dois estímulos naturais, o primeiro sendo vocalizações de Ara ararauna de alta intensidade e o segundo sendo sons naturais de baixa intensidade, com o terceiro estímulo contendo ruído rodoviário. Diferente do que se esperava, a frequência dominante não foi mais alta após a produção do ruído de veículos, e sim após as gravações de baixa intensidade sonora. Observou-se também que as aves expostas ao estímulo de vocalizações de A. ararauna produziram menores frequências dominantes e frequências dominantes da fundamental. Observou-se igualmente que os ruídos de alta intensidade podem provocar a interrupção da vocalização territorial antes de sua nota final, sendo mais frequente diante do estímulo de A. ararauna do que o ruído rodoviário. Os resultados sugerem que a espécie apresenta respostas diferentes à ruídos de intensidades e origens diferentes.

Palavras-chave


comunicação acústica; choca-de-asa-vermelha; poluição sonora

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DOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9562

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