Identificação de emoções afloradas durante atividades de simulação realística na percepção de discentes de medicina de uma instituição de ensino superior
Resumo
A Simulação Realística (SR) surgiu como ferramenta importante para prática e capacitação em habilidades de semiologia, em procedimentos técnicos e em comunicação (Dias e Neto, 2012 in Tibério et al., 2012) em diversas áreas e recentemente coopera na construção das práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de vivencias dos estudantes em um ambiente seguro e sonha ganhar cada vez mais visibilidade na área da saúde. A SR corrobora o preconizado nas metodologias ativas, cujo discente compreende que é o sujeito principal no processo de aprendizagem, a partir do pensamento crítico e reflexivo (Oliveira et al., 2015). Cabe ressaltar que em cursos de Medicina é fundamental ao profissional médico uma "formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo" (Conselho Nacional de Educação, 2014), nesse viés, a SR propicia a articulação teórico-prática e coopera com o processo de humanização do médico no cuidado do paciente em sua totalidade e não apenas um corpo fragmentado (Veiga, 2019). Nota-se que o cenário controlado da SR permite o desenvolvimento da capacidade individual em lidar com as próprias emoções e interagir com outros de forma pessoal e profissional, especialmente em situações de estresse intenso (West, 2020). Segundo Ellis e Ashbrook (1988), as emoções desencadeadas durante o processo de aprendizagem são valiosas para a assimilação e a consolidação da memória. Novos estudos mostram que as emoções também podem contribuir na cognição (Tremblay, 2017). Contudo, a associação entre o aprendizado e as emoções é um fenômeno recente e não é muito analisada nas disciplinas tradicionais (Fraser, 2018). Dessa forma, o presente estudo identificou a presença de emoções de bem-estar e mal-estar durante as atividades de SR, principalmente previamente às atividades simuladas, à falta de conhecimento técnico específico e de assuntos socialmente sensíveis, como racismo, tentativa de autoextermínio, além de salientar disparidade de emoções tanto de bem-estar quanto de mal-estar entre gêneros.
Palavras-chave
simulação realística; educação em saúde; emoções.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5102/pic.n0.2022.9576
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