Mapa conceitual: uma forma de otimização do processo de ensino-aprendizagem - doi: 10.5102/univhum.v6i2.857
Abstract
Os Mapas conceituais são diagramas de significados indicando relações hierárquicas entre conceitos e entre palavras, eles vem sendo utilizados para diversos fins, como, metodologia de ensino de novos conteúdos, estratégia motivadora no ensino, e principalmente como forma de avaliação de aprendizagem, no entanto, o emprego desta estratégia pedagógica permite que o aluno gerencie o seu ambiente de estudo, sendo que o seu principal objetivo é facilitar o ordenamento das idéias expostas em conceitos e estabelecer entre eles relações complexas. Os mapas conceituais podem ser confeccionados manualmente ou com o uso de softwares, existem vários recursos tecnológicos que auxiliam na elaboração de mapas de conceitos, por exemplo, pode-se citar um software gratuito desenvolvido pelo IHMC - University of West Florida, sob a supervisão do Dr. Alberto J. Cañas, que permite construir, navegar e compartilhar mapas de forma individual ou colaborativa.
Full Text:
Texto Completo (Português (Brasil))DOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v6i2.857
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)