O gestor da educação infantil: expectativas e necessidades das escolas - doi: 10.5102/univhum.v6i2.891

Marianna Dantas Guimarães de Melo, Marcia Marins Batista, Dulce Regina de Souza, Celeida Belchior Garcia Cintra Pinto

Resumo


O objeto desta pesquisa foi apresentar a percepção do gestor quanto às expectativas e às necessidades da Educação Infantil. O método adotado foi o qualitativo, tendo sido aplicado questionários em gestores tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares do Distrito Federal. As categorias selecionadas foram: a caracterização dos participantes da pesquisa; o trabalho pedagógico; as relações interpessoais; a formação para o trabalho e a realidade escolar. Percebeu-se, então, que existe a formação acadêmica e a formação continuada para o trabalho de gestor e que o curso de Pedagogia, apesar de essencial para a formação dos educadores, enfatiza a teoria. Espera-se, com este trabalho, proporcionar subsídios para que profissionais da educação infantil possam contribuir com o trabalho pedagógico da Educação Infantil.

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DOI: https://doi.org/10.5102/univhum.v6i2.891

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ISSN 1984-9419 (impresso) - ISSN 2175-7488 (on-line)

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